A CASEMIRO DECOR é uma empresa que trabalha com produtos para ambientação e humanização de projetos corporativos. Além disso, temos para oferecer diversos produtos de ambientação e humanização de escritórios e refeitórios.

Avenida Ápio Cardoso, 1285, Bairro Cincão, Contagem/MG.

atendimento@casemirodecor.com.br

(31) 3362-8762 | (31) 9 7162-6359

Blog

HomeSem categoriaSUSTENTABILIDADE NO MUNDO CORPORATIVO

SUSTENTABILIDADE NO MUNDO CORPORATIVO

A preocupação da sociedade com o meio ambiente cresceu de forma considerável a partir dos anos 70, quando surgiram estudos dos impactos das mudanças ambientais. Nesse sentido, todos os setores da sociedade têm, desde então, buscado por alternativas que minimizem esses impactos, aproximando-se da noção moderna de sustentabilidade moderna.

Com o mundo corporativo não é diferente. Após a pandemia, principalmente, a preocupação com a questão ambiental tem se tornado cada vez mais relevante, tanto para consumidores quanto para marcas. 

Por isso, trazemos, nesta semana, um artigo sobre a sustentabilidade no mundo corporativo. Nele, abordaremos o conceito de sustentabilidade e sua aplicação no mundo corporativo. Além disso, a possibilidade de adicionar valor agregado aos serviços e aos produtos oferecidos por empresas que se empenham na questão ambiental.

O que é o desenvolvimento sustentável?

O termo “desenvolvimento sustentável” surgiu a partir da década de 70, quando ocorreram diversas conferências globais relacionadas à questão ambiental.

Nesse sentido, foi nesse período que o mundo – como um todo – começou a voltar suas atenções sobre a necessidade de se modificar o “american way of life” (estilo de vida americano), que se baseava no consumo desenfreado de bens de consumo e, consequentemete, de recursos naturais. A fim de comparação, segundo estimativas do WWF, seriam necessários 5,33 planetas para estender a toda população global o padrão e consumo norte-americano. Segundo a ONU, o “desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender a suas próprias necessidades”. Dentre seus objetivos, destacamos a erradicação da pobreza, a fome zero, a agricultura sustentável, a energia limpa, o trabalho decente, o crescimento econômico e ações contra a mudança global do clima.

O desenvolvimento sustentável no mundo corporativo

Dessa forma, percebemos que não se trata apenas de preservar o meio ambiente, desconsiderando as necessidades da geração atual. O desenvolvimento sustentável busca trazer o progresso e o crescimento econômico, mas de forma responsável, sem comprometer as gerações futuras.

No mundo corporativo, por exemplo, o objetivo do desenvolvimento sustentável é tornar os negócios eficientes e lucrativos, mas sem desconsiderar os impactos ambientais e sociais da atuação de uma empresa.

Para medir esses impactos, devem-se utilizar indicadores de sustentabilidade, amplamente empregados no mundo corporativo. A partir deles, torna-se possível verificar quais os impactos de um determinado processo sobre os recursos naturais. Dentre esses indicadores, destacamos a Pegada Ecológica, que mede os recursos naturais necessários para sustentar a produção ou o transporte de um produto, por exemplo.

A sustentabilidade como um diferencial para sua empresa

Hoje em dia, a adoção de práticas sustentáveis se restringe, muitas vezes, às empresas de grande porte, que buscam utilizar essa preocupação com a questão ambiental como um diferencial frente aos seus concorrentes. Diante da tendência mundial voltada à sustentabilidade, transmitir a imagem de uma empresa com consciência ecológica certamente permite um melhor posicionamento no mercado e adiciona um maior valor agregado aos serviços e aos produtos por ela oferecidos.

Isso é conhecido como “marketing ecológico”. A partir dele, a adoção de práticas sustentáveis, além de contribuir para a preservação dos recursos naturais, torna-se um diferencial em um mercado cada vez mais competitivo.

Como aplicar a sustentabilidade corporativa?

Se, ao chegar até aqui, você tomou a decisão de comprometer sua empresa com a questão ambiental, apresentamos, agora, algumas possíveis ações a serem adotadas.

Nesse sentido, lembramos que a sustentabilidade, sob a ótica do desenvolvimento sustentável, não envolve apenas ações voltadas à preservação ambiental. Volta-se, também, à resolução de importantes questões sociais que prevalecem na sociedade brasileira.

Para esse primeiro ponto, deve-se considerar a aplicação da economia circular, em que os produtos são reciclados e reaproveitados. Além disso, a compensação do impacto causado, a utilização de materiais biodegradáveis, a preferência por parceiros e fornecedores comprometidos com a questão ambiental e a adoção de práticas sustentáveis, como evitar o desperdício de água, são ações muito eficazes.Quanto à atuação social, destacamos a realização de parcerias com instituições locais, para atuação em áreas carentes. Destacamos, também, a adoção da responsabilidade social, com a participação em projetos sociais e a doação de itens para comunidades menos favorecidas socialmente, por exemplo.