A CASEMIRO DECOR é uma empresa que trabalha com produtos para ambientação e humanização de projetos corporativos. Além disso, temos para oferecer diversos produtos de ambientação e humanização de escritórios e refeitórios.

Avenida Ápio Cardoso, 1285, Bairro Cincão, Contagem/MG.

atendimento@casemirodecor.com.br

(31) 3362-8762 | (31) 9 7162-6359

Blog

HomeSem categoriaCOMO REDUZIR ACIDENTE DE TRABALHO NA SUA EMPRESA

COMO REDUZIR ACIDENTE DE TRABALHO NA SUA EMPRESA

Em qualquer empresa, ações que busquem garantir a segurança dos trabalhadores tornam-se fundamentais. Nesse sentido, destacamos a importância da adoção de medidas de segurança em todos os setores da companhia, garantindo uma maior segurança aos funcionários e reduzindo a frequência de problemas judiciais, por exemplo.

Por isso, trazemos, nesta semana, um artigo sobre a segurança no trabalho, em que destacamos formas a partir das quais você pode reduzir acidentes em sua empresa. Para isso, apresentamos as medidas adotadas em nossa empresa, a Casemiro Decor, como a metodologia 5s e nossas 10 regras de segurança fundamentais.

Realize treinamentos de segurança no trabalho

Os treinamentos de segurança no trabalho têm como objetivo orientar os colaboradores na forma como eles devem agir durante seu trabalho. Dessa maneira, garantimos que os trabalhadores estejam sempre preparados para possíveis situações de risco, estando aptos para reagir da melhor forma possível.

Nesse sentido, destacamos que a realização de treinamentos com essa finalidade não deve ser entendida como mera burocracia. Eles se tornam extremamente importantes, principalmente em atividades que oferecem maiores riscos, como a operação de máquinas de grande porte, por exemplo.

A partir deles, conseguimos reduzir consideravelmente os acidentes no trabalho, tornando o ambiente mais harmônio e seguro.

Faça um diagnóstico de risco na empresa

Toda empresa deve realizar, periodicamente, diagnósticos de risco. A partir deles, conseguimos determinar quais áreas, quais processos e quais atividades estão mais suscetíveis a acidentes.

Nesse sentido, podemos atuar sobre o resultado obtido, modificando condições que favoreçam a ocorrência de acidentes, como o posicionamento de uma máquina, por exemplo. Além disso, torna-se possível sinalizar adequadamente as áreas e as atividades mais perigosas, reduzindo, assim, os acidentes no trabalho.

Dentre essas áreas, destacamos locais em que há exposição de fios elétricos, piso escorregadio, regiões com possível vazamento de gás ou manipulação de materiais inflamáveis.

Garanta a utilização dos EPI’s

Os equipamentos de proteção individual se tornaram muito conhecidos a partir da pandemia do Coronavírus. Entretanto, eles não são importantes apenas para médicos ou profissionais da saúde, mas sim para todas as pessoas que trabalham com atividades potencialmente perigosas.

Nesse sentido, é importante que a empresa incentive e fiscalize a correta utilização dos EPI’s no ambiente de trabalho. Dentre esses equipamentos, destacamos óculos de proteção, capacetes, calçados antiderrapantes, máscaras, luvas e abafadores de ruídos.

Metodologia 5s

A metodologia 5s é diariamente utilizada em nossa empresa, a Casemiro Decor. Em nossa sede, possuímos um painel em que os 5 “sensos” ficam expostos para toda nossa equipe, sendo visualizados e seguidos por todos os colaboradores.

Segundo essa metodologia, a segurança no trabalho pode ser garantida a partir de 5 princípios fundamentais:

1. Senso de utilização: utilizar somente o necessário e guardar o que não é usado;

2. Senso de organização: organizar os materiais, os equipamentos e os ambientes;

3. Senso de limpeza: manter os ambientes de trabalho sempre limpos;

4. Senso de padronização: seguir os padrões de qualidade, organização e processos da empresa;

5. Senso de disciplina: praticar os métodos de segurança e os processos criados.

Como podemos ver, seguir esses 5 princípios traz uma melhora não apenas na segurança do trabalho, mas também na execução dos processos e das atividades das empresas como um todo.

10 regras de segurança de nossa empresa

Além da metodologia 5s, a Casemiro Decor também disponibiliza um outro painel contendo as 10 principais regras de segurança que devem ser adotadas diariamente em nossa empresa.

Confira, abaixo, quais são essas regras:

1. Nunca trabalhe sob a influência de álcool ou drogas;

2. Nunca trabalhe em altura sem autorização ou treinamento e use sempre cinto de segurança;

3. Nunca opere veículos ou equipamentos móveis sem treinamento e dispositivos de segurança, respeitando sempre o plano de trânsito;

4. Nunca execute manutenções e intervenções sem certificar-se do bloqueio, identificação e “zero energia” de instalações e equipamentos;

5. Nunca fique sob carga suspensa ou em área isolada. Só opere equipamentos de movimentação certificados;

6. Nunca trabalhe sozinho, sem treinamento ou EPI em espaço confinado;

7. Nunca entre sem autorização em áreas restritas;

8. Nunca use ferramentas, máquinas e equipamentos defeituosos ou improvisados;

9. Nunca trabalhe sem fazer análise de riscos e cumpra todas as medidas de controle;

10. Nunca use celular ou equipamento similar em áreas operacionais não permitidas.