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PILARES DO MARKETING NAS REDES SOCIAIS

Hoje em dia, a presença digital é fundamental para qualquer empresa que deseja se destacar frente seus concorrentes e ser bem-sucedida. Nesse sentido, é indiscutível que a sociedade mudou e aquelas empresas que melhor se adaptam a essas mudanças têm uma relevante vantagem sobre as demais. Por isso, trazemos este artigo para auxiliá-los no planejamento e no gerenciamento de suas redes sociais, destacando o ponto-chave do marketing digital: o conteúdo.

Não basta apenas criar um perfil em todas as redes sociais e esperar que seus clientes o encontrem. Para maximizar os benefícios dessa importante ferramenta, devemos alinhar um bom planejamento e um ótimo conteúdo, que atraia a atenção de clientes em potencial. O principal objetivo, em um perfil profissional, não é sempre a venda, mas sim gerar valor para aqueles que o segue. 

Apenas isso irá trazer melhores resultados para suas postagens e seu perfil de modo geral, colocando sua empresa em uma posição de destaque frente ao mercado.

A importância das redes sociais para uma empresa

Atualmente, as redes sociais fazem parte do dia a dia de grande parte das pessoas em todo o mundo. Os brasileiros, por exemplo, gastam em média 4 horas por dia nas mídias sociais, o que destaca o potencial de alcance que um trabalho bem feito no marketing digital pode trazer à sua empresa.

Nesse sentido, percebemos que as redes sociais são, hoje em dia, o principal ponto de encontro entre uma empresa e clientes em potencial, sendo muito usado, por isso, como uma importante ferramenta para a construção e a consolidação de uma marca. A partir dela, é possível reconhecer os principais desejos e as principais necessidades de seu público-alvo, personalizando o serviço oferecido conforme a demanda de seus clientes.

As mídias sociais também são um ótimo meio para captação de novos clientes, uma vez que facilita a difusão dos serviços oferecidos por uma empresa, de forma até mais eficiente do que as tradicionais propagandas do “boca a boca” e dos anúncios televisivos. Em comparação com essa última, o marketing digital possui uma outra relevante vantagem: é bem mais barato e personalizável, já que, na televisão, você falaria para as massas, enquanto nas redes sociais sua mensagem pode ser direcionada para um público específico, seus clientes em potencial. 

O planejamento para as redes sociais

O primeiro pilar para o marketing nas redes sociais é o planejamento. Diferentemente do que muitos pensam, executar uma boa estratégia de marketing não é uma tarefa simples. 

Inicialmente, deve-se fazer um diagnóstico da sua empresa e do seu ramo de atuação, considerando, inclusive, seus concorrentes. Nesse ponto, é importante determinar o serviço a ser oferecido, a equipe que atuará no gerenciamento dessas redes, as ferramentas a serem utilizadas, o tipo de conteúdo que será postado, para onde as pessoas que entrarem em contato com sua marca serão redirecionadas etc. 

Além do diagnóstico inicial, temos de definir em quais redes sociais sua empresa se fará presente. Para isso, considere seus objetivos e as individualidades de cada mídia, buscando maximizar os benefícios de cada uma. O LinkedIn, por exemplo, volta-se mais ao público profissional, enquanto o Instagram pode alcançar os mais variados tipos de pessoas. 

Por isso, torna-se interessante fazer uma boa análise de mercado, conhecendo o perfil de seus concorrentes para, a partir daí, elaborar sua estratégia de atuação digital.

Montada a estratégia, é hora de criar os perfis e começar as postagens. 

Um bom conteúdo deve ser a preocupação central

Antes de analisar métricas e relatórios, de fazer anúncios e de buscar parcerias, sua principal preocupação deve sempre ser a produção de um conteúdo de qualidade, que engaje e atraia clientes em potencial. A partir dele, sua marca se tornará conhecida e você conseguirá obter resultados ainda mais expressivos.

O conteúdo, portanto, é a chave. Para garantir que seu conteúdo esteja alinhado com seu público-alvo, gerando interesse e engajamento, você pode seguir 5 passos básicos:

1. Definir sua persona, ou seja, o público-alvo ideal para o qual você deseja falar;

2. Adaptar seu conteúdo para cada rede social, considerando as individualidades e o público de cada uma;

3. Manter a frequência de seus posts, adotando uma constância que seja sustentável no longo prazo;

4. Crie um calendário de postagens, para auxiliá-lo na criação. Utilizar uma ferramenta de automação de posts, a partir das quais você consegue agendá-los, também torna-se interessante;

5. Monitore os resultados, analisando as métricas e os resultados.