A CASEMIRO DECOR é uma empresa que trabalha com produtos para ambientação e humanização de projetos corporativos. Além disso, temos para oferecer diversos produtos de ambientação e humanização de escritórios e refeitórios.

Avenida Ápio Cardoso, 1285, Bairro Cincão, Contagem/MG.

atendimento@casemirodecor.com.br

(31) 3362-8762 | (31) 9 7162-6359

Blog

HomeProjetosPlantas em escritórios: mitos e verdades

Plantas em escritórios: mitos e verdades

Hoje em dia, o ambiente corporativo é, normalmente, competitivo e estressante, restrito a ambientes fechados, nos quais o contato com a natureza é extremamente limitado. A relação do ser humano com a natureza, porém, nem sempre foi assim, uma vez que as comunidades eram diretamente ligadas ao meio ambiente.

Nesse sentido, surgiu a arquitetura biofílica. Trata-se de uma corrente arquitetônica que busca, a partir da inserção de elementos da natureza na decoração, retomar o contato mais próximo do ser humano com a natureza, aproveitando alguns dos principais benefícios que isso pode trazer ao ambiente de trabalho, como um maior bem-estar geral e uma equipe muito mais satisfeita e produtiva.

Com esse objetivo, a utilização de plantas na decoração torna-se uma excelente alternativa para aquelas empresas que desejam se destacar frente aos seus concorrentes e alcançar uma posição relevante no mercado. Para saber mais sobre isso, continue lendo esse artigo, em que destacaremos mitos e verdades acerca da utilização de plantas em escritórios e em ambientes de trabalho.

Como utilizar plantas no ambiente de trabalho?

As plantas são, tradicionalmente, uma excelente opção para aqueles que desejam tornar a sua decoração mais aconchegante e moderna.

Nesse sentido, a utilização de arranjos torna-se uma alternativa, podendo eles serem colocados por cima de mesas ou bancadas, por exemplo. O preenchimento de torres ou estantes com prateleiras também pode ser uma ótima opção.

Para aqueles que desejam opções maiores e mais complexas, destacamos os jardins verticais, também chamados de ecoparedes. São capazes de transformar completamente a decoração de ambientes fechados, trazendo, ainda, diversos outros benefícios, como a dissipação do calor e o controle da umidade e da qualidade do ar.

Outra alternativa interessante são os telhados verdes, que trazem benefícios muito semelhantes aos jardins verticais, sendo amplamente utilizados nas construções mais modernas e atuais.

Mitos acerca da utilização de plantas em escritórios

Um dos principais mitos quando falamos da utilização de plantas em escritórios é a necessidade de cuidado constante, o que faria com que cuidar dessas plantas tomasse muito tempo no dia a dia.

Hoje em dia, isso não é uma verdade. Com o desenvolvimento das plantas artificiais permanentes, a manutenção diária se tornou muito mais rápida, fácil e prática. Outras vantagens da utilização das plantas artificiais é a grande durabilidade e a possibilidade de utilizá-las até mesmo em ambientes fechados.

Mesmo quando falamos das plantas naturais, existem, hoje, sistemas modernos de auto irrigação, por exemplo, que reduzem consideravelmente o tempo necessário para manutenção das plantas no dia a dia de trabalho.

Verdades acerca da utilização de plantas em escritórios

Como dissemos anteriormente, a utilização de plantas pode trazer diversos benefícios para o seu ambiente de trabalho.

Seguindo a corrente da arquitetura biofílica, destacamos que as plantas são excelentes opções para a sua decoração, trazendo não apenas um maior conforto ao ambiente, mas garantindo, também, um design muito mais aconchegante e moderno.

Nesse sentido, vale destacar os principais benefícios que as plantas e uma maior aproximação com a natureza podem trazer, visando, principalmente, os colaboradores da sua empresa:

  • Redução da ansiedade e do estresse cotidiano;
  • Maior conforto e bem-estar;
  • Relaxamento em meio às atividades do dia a dia;
  • Maior satisfação no trabalho;
  • Maior produtividade.