A CASEMIRO DECOR é uma empresa que trabalha com produtos para ambientação e humanização de projetos corporativos. Além disso, temos para oferecer diversos produtos de ambientação e humanização de escritórios e refeitórios.

Avenida Ápio Cardoso, 1285, Bairro Cincão, Contagem/MG.

atendimento@casemirodecor.com.br

(31) 3362-8762 | (31) 9 7162-6359

Blog

HomeHumanização empresarialMERCADO DE TRABALHO PÓS-PANDEMIA

MERCADO DE TRABALHO PÓS-PANDEMIA

O Covid-19 mudará, para sempre, a cultura empresarial? Exercerá impacto duradouro na forma de contratação e de serviço? Para responder essas e muitas outras perguntas, produzimos esse artigo para discutirmos as principais tendências do mercado de trabalho pós-pandemia, destacando as principais transformações esperadas no mundo corporativo e empresarial.

Na história da humanidade, todas as crises trouxeram consigo riscos e oportunidades: a Peste Negra, que dizimou metade da população mundial à época, mudou completamente a organização do mundo medieval, dando origem aos primeiros Estados Nacionais; as Grandes Guerras, que envolveram todo o mundo em duradouros e violentos conflitos, permitiram o desenvolvimento de novas tecnologias, atualmente usadas em todo o mundo, como o GPS.

Embora o cenário atual seja de incerteza, sabemos que, da mesma forma que outras crises ocorridas ao longo da história, o Coronavírus transformou e continuará transformando a sociedade como um todo. Na economia, por exemplo, seus impactos são visíveis e inegáveis, já que a insegurança global diante da pandemia afetou as Bolsas de Valores em nível mundial.

Como a pandemia afetou a cultura empresarial?

As crises trazem, também, muitas oportunidades.

A necessidade de isolamento social contribuiu para a desconstrução de ideias antiquadas e ultrapassadas no que diz respeito ao mercado de trabalho. Nesse sentido, destacamos a adoção do home office, até então vista com desconfiança por grande parte das empresas.

Além disso, a flexibilização das jornadas de trabalho, a realização de reuniões online, e a inserção de muitos negócios no mundo digital, por exemplo, representam outras importantes transformações observadas em decorrência da pandemia.

Muitas dessas mudanças já eram previstas por especialistas, que afirmavam que as relações de trabalho se modificariam significativamente em um futuro próximo. Porém, é indiscutível que o Covid-19 acelerou essas mudanças, já que forçou as empresas a se adaptarem a um mundo cada vez mais flexível, prático e tecnologicamente integrado.

Sabemos que o mundo nunca mais será o mesmo. Por isso, precisamos nos acostumar a um “novo normal”, para que possamos tirar proveito de todas as transformações desencadeadas a partir da pandemia do Coronavírus. O que podemos esperar do mercado de trabalho pós-pandemia?

Trabalho remoto durante a pandemia

Na quarentena, a impossibilidade de trabalho presencial fez com que muitas empresas aderissem ao home office. Por mais que uma grande parte dos trabalhadores tenda a voltar para o regime híbrido/presencial, as lições aprendidas durante a pandemia devem fazer com que o trabalho remoto se torne cada vez mais popular.

Permitindo uma redução dos custos de operação, como manutenção do espaço físico e gastos com transporte e suprimentos alimentícios, e permitindo uma maior flexibilidade no dia a dia de trabalho, o regime remoto veio, definitivamente, para ficar.

Recrutamento online

Além do trabalho remoto, uma importante mudança foi observada na política de contratação de muitas empresas, no que diz respeito à forma como o recrutamento é feito, com as entrevistas sendo realizadas de forma online, via videoconferência, e às habilidades desejadas em um colaborador.

Hoje em dia, não basta possuir um diploma; é preciso gerar resultados. Habilidades como copywriting, criatividade, inteligência emocional e comunicação têm se tornado cada vez mais importantes.

Image of engineering objects on workplace top view.Construction concept. Engineering tools.Vintage tone retro filter effect,soft focus(selective focus)

Preocupação com a saúde física e mental

No mundo extremamente competitivo em que vivemos, a saúde é, muitas vezes, negligenciada. Entretanto, o Coronavírus escancarou a importância de se manter uma rotina saudável, de forma a conter a ascensão da ansiedade e da depressão, por exemplo.

Essa preocupação deve estender-se às empresas, que precisam prezar pela saúde física e mental de seus funcionários. Nesse sentido, a criação de comitês de gestão de pessoas, que promovam práticas voltadas ao autocuidado, é fundamental. Afinal de contas, um funcionário feliz e motivado traz melhores resultados para a empresa e para a sociedade de forma geral.

Empresas com presença digital

Dentre as transformações decorrentes da pandemia do Covid-19, essa é, indiscutivelmente, uma das mais importantes. Hoje em dia, a presença digital é indispensável para qualquer empresa que deseja alcançar sucesso e prosperidade, já que é a partir das redes sociais que seu negócio pode ser encontrado por clientes em potencial.

Por isso, deve-se, também, prezar pelo reconhecimento e pela consolidação da marca, objetivos alcançados a partir da construção de uma base sólida de clientes. Nesse sentido, a presença digital é cada vez mais valorizada, tornando-se uma tendência para o mundo pós-pandemia.

Como se preparar para o “novo normal”?

A resposta é relativamente simples: adapte-se a ele.

Adote as novas formas de trabalho, que trazem maior produtividade e eficiência para sua empresa; preze pelo bem-estar e pela satisfação de seus colaboradores; garanta a presença de sua empresa nas principais redes sociais. Fazendo isso, você estará bem preparado para o “novo normal”.

Para isso, conte com a Casemiro Decor. Somos uma empresa especializada na humanização e na ambientação de ambientes corporativos. Visite nosso site, veja nossos serviços e entre em contato conosco.