A CASEMIRO DECOR é uma empresa que trabalha com produtos para ambientação e humanização de projetos corporativos. Além disso, temos para oferecer diversos produtos de ambientação e humanização de escritórios e refeitórios.

Avenida Ápio Cardoso, 1285, Bairro Cincão, Contagem/MG.

atendimento@casemirodecor.com.br

(31) 3362-8762 | (31) 9 7162-6359

Blog

HomeProjetosJARDINS VERTICAIS NATURAIS E PERMANENTES

JARDINS VERTICAIS NATURAIS E PERMANENTES

Os jardins verticais são excelentes opções para a sua decoração, trazendo ainda mais personalidade ao ambiente corporativo. A partir deles, você pode incorporar elementos da natureza em sua decoração, seguindo a tendência da arquitetura biofílica, que traz diversos benefícios para a sua empresa e para os seus colaboradores no dia a dia.

Por isso, trazemos, nesta semana, um artigo sobre os jardins verticais, em que abordamos algumas de suas principais características. Destacamos, ainda, os jardins verticais naturais e permanentes, mostrando os principais benefícios de cada um deles, bem como suas principais indicações de uso.

A arquitetura biofílica

A arquitetura biofílica é uma corrente arquitetônica que busca incorporar elementos da natureza na decoração dos espaços.

Nos ambientes corporativos, principalmente, temos observado uma distância cada vez maior dos colaboradores para com a natureza. Passando a maior parte do dia em locais fechados, o contato com o mundo que nos cerca é mínimo, o que contribui para o aumento do estresse e da ansiedade no dia a dia de trabalho, por exemplo.

Sendo assim, o uso de elementos da natureza na decoração é uma excelente forma de reverter essa tendência. Como principal benefício da arquitetura biofílica, destacamos a humanização do ambiente, que traz um maior bem-estar aos colaboradores, garantindo uma maior satisfação no trabalho e, consequentemente, uma maior produtividade.

Os jardins verticais

Os jardins verticais são uma das principais aplicações práticas da arquitetura biofílica.

De forma geral, são construídos a partir da aplicação de plantas em paredes de dry wall, ferro, gesso, madeira ou diversos outros materiais. Nesse sentido, podem ser utilizados para transformar paredes até então inutilizadas, trazendo vida ao ambiente, seja ele interno ou externo.

Além de um grande benefício estético e de todas as vantagens relacionadas à arquitetura biofílica já ditas anteriormente, os jardins verticais trazem consigo diversos outros benefícios:

  • Contam com um sistema automático de auto-irrigação, se necessário, o que garante uma maior praticidade no dia a dia;
  • Tornam o ambiente mais confortável, dissipando o calor retido e controlando a umidade e a qualidade do ar;
  • São ecologicamente corretos, já que filtram o ar e diminuem os impactos da liberação de gases tóxicos.

Jardins verticais naturais

Nesses jardins verticais, as plantas são naturais, o que demanda um maior cuidado na instalação e na manutenção da estrutura.

É preciso que haja, por exemplo, iluminação natural, imprescindível para o crescimento e a sobrevivência das plantas. Além disso, é necessário um sistema de irrigação, ainda que automático, o que exige uma fonte constante de água e de energia.

A escolha das plantas também é importante, haja vista que deve levar em consideração o tipo de clima, a incidência de luz solar e a temperatura do local, por exemplo.

Um dos seus principais benefícios, entretanto, é justamente sua construção com plantas naturais, uma vez que a proximidade com a natureza é ainda maior, o que torna os benefícios dos jardins verticais descritos anteriormente ainda mais relevantes.

Sendo assim, os jardins verticais naturais são indicados, principalmente, para ambientes externos, em locais que oferecem as condições mínimas para o crescimento e a sobrevivência das plantas naturais.

Jardins verticais permanentes

Assim como a arquitetura biofílica, o uso de plantas permanentes tem se tornado uma tendência no mundo da decoração.

A principal diferença desses jardins verticais é a utilização de plantas artificiais. Embora não sejam naturais, são extremamente realistas, o que garante um excelente resultado final.

Como principal benefício, destacamos a mínima necessidade de manutenção. Diferentemente do observado nos jardins verticais naturais, não é necessária uma iluminação natural, nem um suprimento constante de água para irrigação, o que torna sua utilização ainda mais prática no dia a dia

Sendo assim, os jardins verticais permanentes são ideais para ambientes internos e locais que não oferecem as condições necessárias para a sobrevivência e o crescimento de plantas naturais.