A CASEMIRO DECOR é uma empresa que trabalha com produtos para ambientação e humanização de projetos corporativos. Além disso, temos para oferecer diversos produtos de ambientação e humanização de escritórios e refeitórios.

Avenida Ápio Cardoso, 1285, Bairro Cincão, Contagem/MG.

atendimento@casemirodecor.com.br

(31) 3362-8762 | (31) 9 7162-6359

Blog

HomeProjetos5 ideias para sala de descompressão na empresa

5 ideias para sala de descompressão na empresa

As salas de descompressão são espaços construídos nas empresas para que os colaboradores possam aliviar a tensão e o estresse do dia a dia de trabalho, descansando e participando de atividades lúdicas e divertidas durante os intervalos. O objetivo do uso desses espaços é garantir o bem-estar físico e mental dos colaboradores, tornando-os mais satisfeitos, motivados e, até mesmo, produtivos.

Para maximizar os benefícios das salas de descompressão, é importante garantir que ele ofereça todo o necessário para que os colaboradores possam fazer o melhor uso possível do espaço. Por isso, trazemos, nesta semana, um artigo em que destacamos 5 ideias para salas de descompressão nas empresas e damos algumas dicas para você que deseja aproveitar todos os benefícios dos espaços de descompressão no seu negócio.

Por que construir uma sala de descompressão?

Antes de tudo, é importante definirmos por que você deveria considerar construir uma sala de descompressão na sua empresa.

Hoje em dia, as pessoas passam a maior parte do dia no trabalho. Contrariando a ideia de que os espaços corporativos têm de ser sempre locais de pressão e estresse, surgem as salas de descompressão. Destacamos, agora, alguns dos principais benefícios das salas de descompressão:

  • Colaboradores mais satisfeitos e motivados, engajados com a equipe
  • Aumento da produtividade, considerando que pequenas pausas para descanso e relaxamento são fundamentais para a concentração
  • Maior interação entre os colaboradores, o que reforça o senso de equipe e favorece o desenvolvimento de novos projetos
  • Diminuição dos afastamentos por motivos de saúde

Traremos, agora, 5 ideias e dicas para salas de descompressão nas empresas.

Construa um espaço voltado especificamente para essa finalidade

As salas de descompressão devem ser espaços pensados e executados com essa única finalidade: garantir momentos de descontração e relaxamento para os colaboradores.

É importante que seja um espaço único, no qual os colaboradores sejam capazes de esquecer, mesmo que momentaneamente, as preocupações relativas ao trabalho, como uma forma de manutenção da saúde mental da equipe, por exemplo.

Nesse espaço, tudo deve ser pensado visando esse objetivo. A decoração, as atividades oferecidas, os móveis e as cores que compõem o ambiente devem ser muito bem pensados, conforme discutiremos mais adiante.

Disponibilize opções de lazer e relaxamento para os colaboradores

As salas de descompressão devem disponibilizar atividades lúdicas e divertidas para os colaboradores.

Algumas das melhores opções são jogos de tabuleiro, jogos eletrônicos e pebolim, que, além de um alívio do estresse, favorecem uma maior integração da equipe.

 

Opte por uma decoração baseada na arquitetura biofílica

O uso de elementos da natureza na decoração é uma excelente alternativa para as salas de descompressão, já que contribui para uma maior aproximação dos colaboradores para com o natural, o que pode ajudar a reduzir o estresse e trazer um maior conforto no dia a dia de trabalho.

Nesse sentido, é recomendado o uso de plantas e de pedras como elementos decorativos. Além disso, vale destacar a utilização de flores em arranjos e a valorização da iluminação natural como excelentes opções para a sua sala de descompressão.

Garanta toda a mobília necessária

Os móveis são parte fundamental de qualquer sala de descompressão.

É importante que sejam utilizados móveis que ofereçam um maior conforto aos colaboradores, propiciando momentos de descanso e relaxamento. Em vez das tradicionais cadeiras de escritórios, recomendamos o uso de puffs, por exemplo.

Além deles, é importante que as salas de descompressão sejam equipadas com mesas de grandes dimensões, que favoreçam uma maior integração entre a equipe.

 

Pense bem no momento da escolha das cores

Segundo a teoria da psicologia das cores, os seres humanos reagem de diferentes formas dependendo das cores às quais eles são expostos.

Existem cores que despertam sentimentos positivos, contribuindo para uma redução do estresse e da ansiedade. São essas as cores que devem ser utilizadas nas salas de descompressão, considerando a finalidade desse espaço.

Além disso, é importante levar em conta a teoria das cores complementares, buscando garantir um espaço esteticamente bonito e visualmente agradável.