A CASEMIRO DECOR é uma empresa que trabalha com produtos para ambientação e humanização de projetos corporativos. Além disso, temos para oferecer diversos produtos de ambientação e humanização de escritórios e refeitórios.

Avenida Ápio Cardoso, 1285, Bairro Cincão, Contagem/MG.

atendimento@casemirodecor.com.br

(31) 3362-8762 | (31) 9 7162-6359

Blog

HomeSem categoriaERGONOMIA NO ESCRITÓRIO: ITENS QUE NÃO PODEM FALTAR

ERGONOMIA NO ESCRITÓRIO: ITENS QUE NÃO PODEM FALTAR

Hoje em dia, muitas pessoas passam a maior parte do dia no trabalho. Em escritórios corporativos, por exemplo, a competitividade do mercado e a necessidade de se obter cada vez mais resultados faz com que muitos trabalhadores tenham jornada de 8, 10 e até mesmo 12 horas diárias. Diante desse cenário, prezar pelo conforto e pelo bem-estar de seus colaboradores é fundamental para qualquer empresa, buscando garantir não apenas funcionários mais produtivos, mas oferecer melhores condições de trabalho que reduzam lesões e doenças ocupacionais. Esse é o princípio básico da ergonomia.

Por isso, preparamos este artigo para auxiliá-los a aplicar esse conceito em seu escritório. Mostraremos, ao longo desta matéria, qual o conceito de ergonomia, sua importância, seus objetivos e, principalmente, como você pode aplicá-lo no dia a dia de sua empresa.

O que é a ergonomia?

O termo “ergonomia” possui origem grega, sendo formado pelos radicais “ergon” (trabalho) e “nomos” (normas). Assim, podemos observar que, em tradução literal, ergonomia é o conjunto de normas relacionadas ao trabalho. Utilizado pela primeira vez em 1857, pelo polonês Wojciech Jarstembowsky, o conceito de ergonomia evoluiu com o passar do tempo, passando a englobar diversos outros aspectos da vida dos trabalhadores.

Hoje em dia, temos que a ergonomia engloba todos os elementos físicos e cognitivos que se relacionam com os profissionais no dia a dia de trabalho, impactando diretamente na saúde, no bem-estar físico e mental, na produtividade e nas interações entre trabalhadores e entre trabalhadores e ambiente de trabalho.

A ergonomia é, portanto, a relação entre o colaborador e o trabalho por ele realizado.

Qual o objetivo da ergonomia?

De forma geral, podemos dizer que a busca por uma maior ergonomia está diretamente relacionada ao oferecimento de melhores condições de trabalho para os colaboradores de uma empresa. Oferecer um maior conforto, prevenir acidentes e lesões causadas por movimentos repetitivos, principalmente, visando a um aumento do bem-estar e da satisfação dos colaboradores.

Nesse sentido, temos que o principal objetivo da ergonomia é melhorar a integração entre o trabalhador e seu local de trabalho. Isso é feito, muitas vezes, a partir da análise da postura, dos equipamentos usados e dos movimentos executados repetitivamente. É feito, também, um estudo relacionado aos fatores físicos do ambiente de trabalho, como uma boa luminosidade, por exemplo.

Como levar a ergonomia para seu escritório corporativo?

Como vimos anteriormente, garantir a ergonomia dos colaboradores é fundamental para qualquer empresa. Prezar pela qualidade de vida, pelo bem-estar e pela segurança dos trabalhadores é fundamental. Sendo assim, apresentaremos, agora, algumas medidas que podem ser tomadas com esse objetivo em escritórios corporativos.

1. Melhore a iluminação

De modo geral, garanta uma iluminação em média intensidade, que tende a trazer um maior conforto ao ambiente. De preferência, aposte na iluminação natural, alterando a disposição das estações de trabalho de forma a favorecer a entrada da luz solar, ainda mais se os colaboradores passam muito tempo em contato com telas de computadores, por exemplo.

2. Invista no mobiliário adequado

Faça um estudo sobre as mesas e cadeiras mais adequadas, escolhendo modelos que possam ser ajustados diante das individualidades de cada colaborador. Regulagem de altura e profundidade do assento, por exemplo, são fundamentais para qualquer pessoa que passa muito tempo sentada. Isso diminui, até mesmo, problemas de circulação sanguínea, reduzindo os riscos de desenvolvimento de doenças importantes, como a trombose.

3. Aproveite o melhor de cada material

No projeto de seu escritório, garanta um bom aproveitamento de cada material utilizado, de forma a aproveitar seus principais benefícios. Volte sua atenção para materiais de acabamento como madeira, tecidos e carpete, que absorvem ruídos e proporcionam um maior conforto para o ambiente de trabalho

4. Construa estações de trabalho ergonômicas

Durante a montagem das estações de trabalho, garanta que os colaboradores terão todo o necessário para executar suas funções da melhor forma possível. Como dito anteriormente, o modelo de cadeira certa, além de mesas espaçosas e compartimentos para organização são fundamentais. Um fácil acesso a bebedouros e banheiros também é importante, além de uma vista direta para alguma janela, por exemplo.

A Casemiro Decor

Para trazer maior ergonomia ao seu ambiente de trabalho, conte com a Casemiro Decor. Somos uma empresa especializada na ambientação de escritórios corporativos, levando uma maior humanização, um maior conforto e uma maior segurança ao ambiente.

Visite nosso site, veja os serviços oferecidos e entre em contato conosco!