A CASEMIRO DECOR é uma empresa que trabalha com produtos para ambientação e humanização de projetos corporativos. Além disso, temos para oferecer diversos produtos de ambientação e humanização de escritórios e refeitórios.

Avenida Ápio Cardoso, 1285, Bairro Cincão, Contagem/MG.

atendimento@casemirodecor.com.br

(31) 3362-8762 | (31) 9 7162-6359

Blog

HomeSem categoriaDESIGN DE INTERIORES: CONHEÇA A HISTÓRIA DESSA PROFISSÃO

DESIGN DE INTERIORES: CONHEÇA A HISTÓRIA DESSA PROFISSÃO

O design de interiores é o profissional responsável pelo planejamento de ambientes internos, definindo, por exemplo, os móveis a serem utilizados, a paleta de cores, a decoração e o acabamento. A história dessa profissão, entretanto, é desconhecida por muitas pessoas, mesmo diante de sua grande importância para toda a sociedade.

Por isso, trazemos, nesta semana, um artigo sobre a história do design de interiores. Nele, mostraremos como e onde surgiu essa profissão, destacando, também, sua recente regulamentação no Brasil.

Como e onde surgiu o design de interiores

Acredita-se que o design de interiores surgiu ainda antes de Cristo, na sociedade egípcia. Nessa época, as casas, construídas com barro, eram decoradas com mobiliário de madeira, peles de animais e tecidos diversos. Embora seja difícil afirmar com total precisão, as pinturas, feitas em vasos e murais, nos indicam isso.

A partir do Império, a sociedade egípcia se modificou consideravelmente. Houve uma grande evolução no que diz respeito à arte, à pintura e à escultura, que se desenvolveram ao longo dos anos, como uma forma de suprir as demandas da nobreza e da Corte em formação.

A disponibilidade de matéria-prima no Egito Antigo forçou os egípcios a se adaptarem. Devido à falta de madeira na região, tiveram de utilizar outros materiais, como barro, palha, vime e junco.

A história do design de interiores no Brasil

Como podemos ver, a história do design de interiores remete a um tempo bastante antigo. No Brasil, entretanto, essa profissão é mais recente.

Embora a atividade de design de interiores esteja presente no Brasil há mais tempo, sua regulamentação é muito recente. A Lei no 13.369, que reconhece o design de interiores como uma profissão, entrou em vigor sancionada apenas em 2016, pelo ex-presidente Michel Temer.

Essencial para a valorização da profissão no Brasil, esse reconhecimento se deu a partir da pressão feita pela ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores).

Além disso, a regulamentação é muito importante para o design de interiores, já que determinou e fixou as competências, os princípios e os deveres no exercício da profissão, conforme dito por Noura van Dijk, presidente da ABD à época.

Segundo ela, a regulamentação “é um grande passo, pois resolve o nosso maior problema: as autuações do CAU, que tentavam impor reserva de mercado para os arquitetos. A regulamentação profissional traz a tão almejada segurança ao exercício profissional. Os candidatos aos cursos de design também têm assegurados o desenvolvimento de sua carreira, nos termos da lei, ao livre exercício profissional”

As principais atribuições dos designers de interiores

Como dito anteriormente, a regulamentação da profissão pela Lei no 13.369 determinou as atribuições dos designers de interiores. Dentre elas, destacamos:

  • Estudar, planejar e projetar ambientes internos existentes ou pré-configurados, conforme os objetivos e as necessidades do cliente;
  • Planejar ambientes internos;
  • Selecionar e especificar cores, revestimentos e acabamentos;
  • Criar, desenhar e detalhar móveis e outros elementos de decoração e ambientação.

Como podemos ver, a profissão de design de interiores é de extrema importância para a sociedade. Nesse sentido, torna-se relevante apontar o dia 30 de outubro, reservado para a celebração do dia da decoração e do dia do design de interiores, o que representa um grande passo para a valorização da profissão no Brasil e no mundo.