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USE A COR CERTA PARA SUA MARCA

A cor escolhida por uma marca pode influenciar diretamente seu sucesso, pois é parte fundamental do “branding” e da construção da identidade de uma empresa. Quem não pensa diretamente na Coca Cola quando vê uma grande placa na cor vermelha? Ou no Facebook, quando azul? Mesmo antes de percebermos a logo dessas empresas, já associamos a cor à marca.

Nesse sentido, percebemos que a cor é tão importante quanto a tipografia e o logotipo. Na escolha da cor, é preciso ir muito além da simples preferência pessoal. Deve-se considerar qual mensagem você deseja transmitir, a futura identidade de sua empresa e como você deseja que futuros parceiros e clientes em potencial percebam sua marca assim que entrarem em contato com algum material de divulgação, por exemplo.

A psicologia das cores

A influência das cores sobre o subconsciente humano é conhecida há muito tempo. Muitas empresas, porém, não utilizam das cores para impactar seus consumidores de diferentes formas, dependendo da cor escolhida. Dessa forma, perdem uma importante forma de “branding” e de reconhecimento de marca.

A área da ciência que estuda como o cérebro identifica e compreende as cores é a psicologia das cores. Nesse ramo, busca-se compreender como as cores podem afetar cada pessoa, despertando emoções, sentimentos e desejos. A partir disso, percebemos que as cores têm um grande potencial de influência sobre os seres humanos, podendo, até mesmo, influenciar uma decisão de compra, por exemplo. 

Segundo a psicologia, todas as pessoas possuem 8 emoções básicas: alegria, raiva, tristeza, confiança, medo, surpresa, nojo e antecipação. Todas elas atuam em nosso subconsciente, afetando a forma como pensamos e agimos. Dessa forma, concluímos que um uso inteligente das cores é uma poderosa ferramenta de influência, que, quando bem aplicada, age diretamente sobre as emoções humanas, fortalecendo o vínculo entre marca e cliente e a identidade assumida por cada empresa. 

Guia de cor

Os princípios da psicologia das cores são, diariamente, explorados em campanhas publicitárias em todo o mundo. De forma semelhante, mostraremos, agora, como determinadas cores influenciam o subconsciente humano. Nesse sentido, traremos, ainda, alguns exemplos de marcas que utilizam cada cor para construir sua identidade visual e se comunicar de forma mais efetiva com seus clientes. 

1) Vermelho: é uma cor intensa, que traz energia e velocidade, ousadia e agressividade; não é uma cor sutil, mas muito poderosa, sendo rapidamente reconhecida pelo cérebro, já que é uma cor de longo comprimento de onda. O principal exemplo de marca que explora o poder do vermelho é a Coca Cola, maior empresa do setor de bebidas de todo o mundo. 

2) Laranja: já é uma cor mais amigável e casual, que evoca confiança, qualidade e diversão; é um pouco mais sutil que o vermelho, trazendo vibração e equilíbrio ao projeto. Os principais exemplos de empresas que utilizam o laranja em sua identidade visual são a Fanta e a Amazon. 

3) Verde: é a cor da natureza, das grandes florestas e que, por isso, transmite uma imagem de serenidade e de naturalidade; é pacífico, sustentável e saudável. Por isso, o verde é muito utilizado em empresas de alimentos saudáveis, como a Whole Foods, e em empresas que inovam em seu segmento, como o Spotify, principalmente. 

4) Azul: é uma cor pacífica, que lembra o céu claro e o movimento das ondas do oceano, transmitindo tranquilidade, serenidade e confiabilidade; traz, também, um tom autêntico e forte, como a logo do Facebook, da Oreo e do Walmart. 

Como aproveitar o poder das cores em sua empresa?

Esses foram apenas 4 da infinidade de cores que podemos utilizar na construção da identidade visual de uma empresa. Poderíamos, ainda, mostrar outras dezenas de exemplos, como o branco, que transmite sensações de calma e de paz; o amarelo, muito usado como avisos e como meio para induzir as pessoas a executarem uma ação; o roxo, que estimula a criatividade e a imaginação; ou o marrom, que traz seriedade e sofisticação.  Dessa forma, percebemos que há uma verdadeira infinidade de opções. Para escolher a cor ideal para sua empresa, você deve considerar a mensagem que deseja transmitir e como você quer que seus clientes percebam sua empresa, principalmente. É importante, nesse momento, contar com o auxílio de especialistas que saibam extrair o máximo de cada cor, tornando seu uso ainda mais eficiente e impactante.