A CASEMIRO DECOR é uma empresa que trabalha com produtos para ambientação e humanização de projetos corporativos. Além disso, temos para oferecer diversos produtos de ambientação e humanização de escritórios e refeitórios.

Avenida Ápio Cardoso, 1285, Bairro Cincão, Contagem/MG.

atendimento@casemirodecor.com.br

(31) 3362-8762 | (31) 9 7162-6359

Blog

HomeSem categoriaOS TIPOS DE CONTAINER E SUAS FINALIDADES

OS TIPOS DE CONTAINER E SUAS FINALIDADES

Os containers surgiram como uma forma de padronizar o transporte de cargas ao redor do mundo, tornando-o mais eficiente. Com o passar dos anos, porém, eles se modificaram, adquirindo diversas outras funções. Nesse sentido, além do tradicional container seco, muito utilizado em navios, por exemplos, surgiram diversos outros tipos de container, com diferentes finalidades, tamanhos e especificações.

Por isso, trazemos, nesta semana, um artigo sobre os principais tipos de container, em que destacaremos suas principais características e finalidades. Nele, abordaremos os 8 principais tipos de containers atualmente utilizados em todo o mundo: dry box, refeerer, plataforma, flat rack, tanque, ventilado, open top e high cube.

Qual o tamanho de um container?

O tamanho de um container é medido, mundialmente, em pés. Essa unidade de medida, amplamente utilizada no Reino Unido e nos Estados Unidos, equivale a aproximadamente 0,3 metros.

Inicialmente, os containers tinham 33 pés de comprimento. Com o surgimento de novos modelos, os tamanhos se modificaram, para se adaptar às necessidades daqueles que os utilizam.

Hoje em dia, encontramos containers de 20 e 40 pés, que correspondem a 6 e 12 metros quando convertidos para metros. Nesse sentido, a única diferença é o comprimento, que se torna mais ou menos adequado dependendo de suas demandas de uso.

Dry Box

Os containers dry box, também conhecidos como containers secos, possuem uma grande variedade de aplicações. Dessa forma, podem ser utilizados no transporte de produtos não perecíveis, como grãos e industrializados. Além disso, podem ser utilizados para o armazenamento de produtos, de forma segura, prática e versátil. Madeira, caixas e materiais de construção também são frequentemente transportados e armazenados nos containers dry box.

Refeer

Os containers refeer são os modelos ideais para aqueles que precisam armazenar mercadorias em temperaturas específicas. Graças a seu moderno sistema de termorregulação, esse modelo torna-se capaz de manter a temperatura interna em um valor constante, independentemente do meio externo.

Por isso, podem ser utilizados no transporte e no armazenamento de produtos perecíveis, como frutas, verduras, carnes e insumos alimentícios.

Container Plataforma

Diferentemente dos demais tipos de container, o modelo plataforma não possui teto ou paredes laterais. Nesse sentido, destacamos que sua estrutura é apenas uma base, na qual se apoiam as cargas que se desejam transportar.

Sendo assim, o container plataforma torna-se ideal para o transporte e o armazenamento de cargas com excesso de peso, que devem ser muito bem amarradas e fixadas à plataforma durante sua utilização.

Flat Rack

Esse modelo de container é muito utilizado para o transporte de cargas de grandes dimensões, que excedem o peso suportado por outros modelos. Por isso, não possui teto e 2 de suas paredes laterais, para permitir a acomodação de cargas muito grandes e pesadas, como máquinas agrícolas.

Container Tanque

Os containers tanque são muito empregados no transporte de produtos químicos corrosivos, além de ácidos e vinhos. Por isso, são revestidos internamente, de forma a garantir a durabilidade do equipamento e a segurança de quem o utiliza.

Ventilado

Os containers ventilados são semelhantes aos containers secos. A diferença é que possuem saídas de ar distribuídas ao longo de sua estrutura, algo necessário para o transporte de alguns tipos de cargas, como sementes, café e cacau.

Open Top

Como seu próprio nome já diz, os containers open top possuem o teto aberto. Por isso, tornam-se ideais para o transporte e o armazenamento de cargas muito elevadas, que não podem ser acondicionadas nos outros tipos de containers.

Container High Cube

Os containers high cube possuem dimensões bastante diferentes dos demais tipos de containers. Sua altura e largura são maiores, o que os torna indicados para o transporte de grandes quantidades de mercadorias, por exemplo.

De forma geral, são mais altos que os demais, tendo, até mesmo, cerca de 30 cm a mais quando comparados aos containers secos.

Por isso, tornam-se indicados para a instalação de projetos diferenciados, como escritórios containers, alojamentos temporários, restaurantes e lojas.