A CASEMIRO DECOR é uma empresa que trabalha com produtos para ambientação e humanização de projetos corporativos. Além disso, temos para oferecer diversos produtos de ambientação e humanização de escritórios e refeitórios.

Avenida Ápio Cardoso, 1285, Bairro Cincão, Contagem/MG.

atendimento@casemirodecor.com.br

(31) 3362-8762 | (31) 9 7162-6359

Blog

HomeHumanização empresarialCONSTRUÇÃO OFF-SITE

CONSTRUÇÃO OFF-SITE

A construção civil está a todo momento buscando formas de tornar a execução das obras mais rápida, eficiente e econômica. Nesse sentido, é indiscutível que, ao longo do tempo, surgiram novas tecnologias e novas formas de trabalho, como a construção off-site, em que os diferentes componentes são construídos fora do canteiro de obras.

Por isso, trazemos, nesta semana, um artigo sobre a construção off-site. No texto, mostramos como funciona essa nova forma de trabalho, destacando, ainda, suas principais características e seus principais benefícios.

O que é a construção off-site?

O termo off-site, do inglês, pode ser traduzido como “fora do local”.

Sendo assim, concluímos que, na construção off-site, as partes do projeto são construídas fora do local da obra (o canteiro de obra). Quando prontas, são transportadas até o local definido, onde são montadas e acopladas de acordo com o projeto previamente elaborado.

Nesse sentido, destacamos a principal característica das construções off-site: são uma forma industrializada de se executar uma obra.

Os módulos, por exemplo, são construídos a partir de uma linha de montagem, de forma seriada. Esse processo se assemelha ao de uma indústria, já que o processo de produção ocorre de forma automatizada, organizada e sistematizada, com um fluxo de trabalho bem-definido, trazendo maior eficiência à produção.

De modo geral, podemos dizer que seus diferentes componentes são construídos individualmente, em um ambiente controlado, fora do canteiro de obras.

Esse é o princípio das construções off-site!

A construção off-site e as soluções modulares

Como dissemos anteriormente, a construção civil está constantemente buscando novas soluções que tornem a execução das obras mais eficientes, versáteis e econômicas. Nesse sentido, a utilização de soluções modulares e a construção off-site despontam como duas das principais tendências desse setor, estando diretamente ligadas uma à outra.

Dentre as soluções modulares, destacamos os escritórios. Desconstruindo a ideia de que o ambiente de trabalho deve ser algo rígido, o conceito de soluções modulares tem sido amplamente utilizado em projetos corporativos. Os escritórios são, agora, estruturados em módulos, construídos de forma “off-site”.

Quando prontos, os módulos são transportados até o local combinado, onde são acoplados, formando a estrutura final do escritório.

Esse é apenas um dos exemplos de como a construção off-site pode ser utilizada.

É uma forma de trabalho extremamente versátil, aplicável aos mais diversos tipos de obras e de negócios.

Quais são as vantagens da construção off-site?

A construção off-site traz diversas vantagens para a obra. Dentre elas, destacamos:

  1. Redução de custos: a construção off-site é, de forma geral, mais barata que uma obra tradicional. Isso se deve, principalmente, à previsibilidade dos gastos, à possibilidade de produção em massa, à diminuição do desperdício de materiais e à diminuição de custos extras comuns em qualquer obra feita de forma tradicional;
  2. Redução do tempo de execução da obra: produção dos componentes é feita a partir de uma linha de produção, de forma semelhante a uma indústria; os diferentes componentes da obra podem ser produzidos simultaneamente, com o máximo de eficiência, o que reduz o prazo para a entrega da obra finalizada.
  3. Redução do risco de acidentes: o fluxo de trabalho é bem-definido, assim como os processos a serem executados, o que reduz o risco de acidentes e traz uma maior segurança a todos os envolvidos na obra;
  4. Maior sustentabilidade: a produção em ambientes controlados diminui a geração de resíduos, reduzindo o lixo produzido em comparação a uma obra tradicional. Além disso, a limpeza é facilitada, amenizando os impactos da obra sobre o meio ambiente.