A CASEMIRO DECOR é uma empresa que trabalha com produtos para ambientação e humanização de projetos corporativos. Além disso, temos para oferecer diversos produtos de ambientação e humanização de escritórios e refeitórios.

Avenida Ápio Cardoso, 1285, Bairro Cincão, Contagem/MG.

atendimento@casemirodecor.com.br

(31) 3362-8762 | (31) 9 7162-6359

Blog

HomeSem categoriaCOMO UTILIZAR O CÍRCULO CROMÁTICO NA DECORAÇÃO

COMO UTILIZAR O CÍRCULO CROMÁTICO NA DECORAÇÃO

A combinação das cores é um ponto central em qualquer projeto de decoração ou ambientação. Nesse sentido, vale ressaltar que, muito além da estética, as cores escolhidas podem transmitir significados diversos, segundo a teoria das cores, da qual faz parte o círculo cromático.

Com base nisso, destacamos que paleta de cores a ser utilizada não é escolhida apenas a partir das preferências pessoais da pessoa por trás do projeto. Nesse processo, levam-se em conta diversas outras variáveis, buscando garantir a harmonia do ambiente, como as cores que melhor se combinam para transmitir um determinado significado, por exemplo. Por isso, trazemos, nesta semana, um artigo sobre a utilização do círculo cromático na decoração, em que trazemos, inicialmente, um breve estudo sobre o sistema das cores. Nele, abordamos do que se trata essa poderosa ferramenta, mostrando, ainda, seu aproveitamento em projetos de ambientação e decoração.

O sistema das cores

Em primeiro lugar, destacamos as classificações das cores em primárias, secundárias ou terciárias.

O sistema das cores se baseia em 3 cores primárias, ou seja, que não resultam da combinação de outras cores: azul, vermelho e amarelo.

A partir de combinações entre as 3 cores primárias, podemos obter as cores secundárias: o violeta (vermelho e azul), o laranja (vermelho e amarelo) e o verde (azul e amarelo)

As cores terciárias, por sua vez, são obtidas por meio da mistura de uma cor primária e uma cor secundária, resultando em diferentes cores e diferentes tonalidades.

O que é o círculo cromático?

O círculo cromático faz parte de uma teoria maior: a teoria das cores, que considera as mais diversas dimensões relacionadas às cores. Dentre elas, destacamos a forma como as vemos, a forma como o cérebro as interpreta e a forma como podemos utilizá-las em nosso dia a dia, por exemplo.

Construído com base no sistema das cores descrito anteriormente, o círculo cromático nos mostra quais cores melhor se combinam entre si. Nesse sentido, destacamos as cores análogas, as cores complementares e as cores triádicas.

  • Análogas: aquelas que se localizam lado a lado no círculo cromático, como o amarelo e o verde ou o vermelho e o laranja;
  • Complementares: aquelas que se localizam em polos opostos no círculo cromático, como o vermelho e o verde ou o amarelo e o violeta;
  • Triádicas: aquelas que formam “trios” de cores, encontradas quando, partindo de uma cor inicial, você salta de 3 em 3, formando um triângulo no círculo.

Além dessas, é importante destacar as cores neutras: branco, preto e cinza. Em projetos de decoração, elas tornam-se fundamentais, pois trazem uma maior leveza ao ambiente. A partir delas, conseguimos fazer com que as demais cores escolhidas se destaquem, garantindo um resultado final ainda melhor.

Como utilizar o círculo cromático na decoração?

De forma geral, o círculo cromático nos indica quais cores podem ser melhores combinadas entre si, trazendo maior harmonia ao ambiente. A partir dele, torna-se possível planejar a decoração de forma a considerar a combinação das cores, dependendo dos sentimentos que se deseja transmitir naquele ambiente, por exemplo.

Se você deseja um projeto mais dinâmico e ousado, recomendamos a utilização de uma paleta de cores baseada no lado esquerdo do círculo cromático, onde se localizam as cores quentes. Para projetos mais calmos, entretanto, as cores frias, localizadas no lado direito do círculo, tornam-se mais adequadas.

Uma outra opção é a construção de degradês, em que a tonalidade e as cores utilizadas vão se modificando gradualmente. Para isso, utilize o círculo cromático, escolhendo a cor inicial e buscando suas cores análogas.

Para a idealização de ambientes mais vibrantes, as cores complementares, como o verde e o vermelho, tornam-se uma ótima opção. A partir delas, conseguimos um maior contraste, o que traz maior destaque à composição.

As cores triádicas, por sua vez, trazem uma maior diversidade e um maior equilíbrio ao projeto. Utilizando o círculo cromático, torna-se possível definir uma coloração base, a partir da qual buscaremos as outras duas tonalidades a serem utilizadas na decoração.

Por fim, destacamos que os projetos monocromáticos têm se tornado uma tendência no mundo da ambientação. Partindo de uma cor central, o ambiente é decorado a partir de outras tonalidades dessa mesma cor, construindo um visual moderno e elegante.

A Casemiro Decor

Somos uma empresa especializada na ambientação e na humanização de ambientes corporativos. Fundada em 2001, atuamos, desde então, levando as melhores soluções para nossos parceiros e clientes, buscando a construção de ambientes modernos, harmônicos e funcionais.

Em nossos projetos, a escolha da paleta de cores é parte fundamental. Para tanto, utilizamos sempre o círculo cromático, a partir do qual conseguimos visualizar as melhores combinações possíveis, segundo os desejos e as necessidades de cada projeto.

Visite nosso site, conheça nossa empresa e os serviços oferecidos. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!