A CASEMIRO DECOR é uma empresa que trabalha com produtos para ambientação e humanização de projetos corporativos. Além disso, temos para oferecer diversos produtos de ambientação e humanização de escritórios e refeitórios.

Avenida Ápio Cardoso, 1285, Bairro Cincão, Contagem/MG.

atendimento@casemirodecor.com.br

(31) 3362-8762 | (31) 9 7162-6359

Blog

HomeHumanizaçãoArquitetura Biofílica

Arquitetura Biofílica

Arquitetura Biofílica

Ainda que, atualmente, a maior parte das pessoas viva em espaços urbanos e passe praticamente o dia todo dentro de locais fechados, nossa relação com a natureza nem sempre foi assim. Na Antiguidade, as comunidades eram intimamente ligadas ao meio ambiente, tanto que dependiam diretamente dele para sobreviver.

Na tentativa de reestabelecer essa conexão e aproveitar todos os seus benefícios, como sensações de prazer e relaxamento, muitas empresas têm aderido à arquitetura biofílica, que busca associar elementos da natureza às paisagens típicas do ambiente corporativo, garantindo o bem-estar dos colaboradores e aumentando a produtividade geral da equipe.

O que é a arquitetura biofílica?

A palavra “biofilia” vem do grego bios (vida) e philia (amor). Esse termo, portanto, está diretamente ligado ao amor pela vida e sugere que os seres humanos possuem uma ligação emocional com o meio ambiente. Pensando nisso, a arquitetura biofílica busca aproveitar essa relação para humanizar os ambientes de trabalho, a partir da inserção de elementos da natureza em escritórios, por exemplo.

Essa corrente arquitetônica busca induzir sensações de bem-estar, relaxamento e diminuição do estresse (que estão diretamente relacionadas à natureza) em meio aos colaboradores, favorecendo a ascensão de um sentimento de pertencimento ao local de trabalho, que motiva os funcionários a se dedicarem e a produzirem cada vez mais.

Como utilizar a arquitetura biofílica?

Projetos que utilizem o design biofílico tem o objetivo principal de trazer um pouco da natureza para os ambientes fechados, que são típicos do mundo corporativo, de forma a estabelecer uma conexão que estimule o bem-estar e o relaxamento.

Para aproveitar os benefícios da arquitetura biofílica, é preciso incorporar características do mundo natural aos espaços construídos. Projetos que potencializam a iluminação natural, que utilizem folhas e flores para decorar as paredes, fontes de água no interior dos escritórios e utilização de madeiras e pedras na composição, por exemplo, são alguns exemplos de como salas fechadas podem ser conectadas à natureza.

Exemplos de Arquitetura Biofílica

1. Jardins verticais

Os jardins verticais, também chamados de ecoparedes, contribuem não somente para a humanização do ambiente, mas também para a natureza como um todo. Além de transformar salas fechadas em locais mais agradáveis e, consequentemente, mais produtivos, eles também são ecologicamente corretos, já que facilitam a dissipação do calor, diminuem os impactos da liberação de gases tóxicos e controlam a umidade e a qualidade do ar.

Os jardins verticais da Casemiro Decor, construídos com materiais reciclados, apresentam, ainda, tecnologia de auto irrigação, o que garante a autonomia de sua estrutura, que não depende de mão de obra humana depois de pronto.

2. Telhados verdes

Telhados verdes como os jardins verticais, contribuem para a humanização do ambiente, tornando-o mais agradável para os colaboradores e, consequentemente, otimizando a produtividade de sua equipe.

Esses telhados são essenciais no mundo atual, já que agem como purificadores da poluição urbana. Além disso, são capazes de absorver boa parte da água das chuvas, o que garante sua irrigação (diminuindo o trabalho humano) e diminui as chances de ocorrência de incêndios e alagamentos no meio urbano.

A Casemiro Decor                

Para promover a humanização do ambiente de sua empresa, conte com a Casemiro Decor. Nossos projetos de arquitetura biofílica visam não somente beneficiar o meio ambiente, mas também garantir uma maior produtividade para sua equipe. A partir de nossos jardins verticais, você pode incorporar elementos da natureza a salas fechadas, transformando o ambiente em um local muito mais agradável e relaxante para os colaboradores.